Fórmula Excel

Resolvido/Fechado
FlavioBomfim Posts 2 Data de inscrição terça 24 de outubro de 2017 Status Membro Última visita 25 de outubro de 2017 - 24 out 2017 às 21:51
Mazzaropi Posts 1985 Data de inscrição segunda 16 de agosto de 2010 Status Contribuinte Última visita 24 de maio de 2023 - 25 out 2017 às 14:48
Bom dia,

Tenho uma célula que tem a seguinte Formula "=PrimeiroMês" que puxa de outra célula o mês "JAN" ou o que escolher de JAN a DEZ, no caso o que aparece na Célula que tem a fórmula "=PrimeiroMês" é " JAN " , esta é a célula D33.

Na Célula acima estou tentando inserir a seguinte fórmula =SE(D33="JAN";"1"), porém o resulta em "Falso" pois o Excel não considera o que aparece e sim a fórmula da célula que é "=PrimeiroMês".

Pergunta: tem alguma maneira de alterar esta fórmula para que o Excel leia o que aparece e não a Fórmula denta da célula D33 ?

3 Respostas

usuário anônimo
25 out 2017 às 02:28
0
Mazzaropi Posts 1985 Data de inscrição segunda 16 de agosto de 2010 Status Contribuinte Última visita 24 de maio de 2023 591
25 out 2017 às 10:08
FlavioBomfim, Bom dia.

O Excel tem sempre várias maneiras de fazer o que se deseja.

Estou usando o Excel 2007.
Não sei dizer se existe uma função igual a essa sua em versões mais novas.
Portanto, para mim, =PrimeiroMês é um intervalo nomeado ou uma função escrita em VBA Excel.

Apesar de aparecer JAN na sua célula, o conteúdo pode ser uma data e a célula estar formatada para aparecer apenas o mês de forma reduzida: MMM

Podem ser várias coisas.

O que tem na OUTRA célula de onde você está trazendo esse resultado?

Verifique se a célula D33 está formatada de maneira especial.

Sem mais detalhes fica um pouco mais difícil ajudar de forma rápida e conclusiva.

Se preferir salve a sua planilha em um site gratuito, www.sendspace.com (ou outro qualquer) e coloque o link aquí para download.
Vendo a planilha será mais fácil entender o que você realmente precisa.
0
FlavioBomfim Posts 2 Data de inscrição terça 24 de outubro de 2017 Status Membro Última visita 25 de outubro de 2017
25 out 2017 às 11:33
Bom dia Mazzaropi,

Primeiramente gostaria de agradecer a sua ajuda, segue o link da planilha:

https://www.sendspace.com/file/msa9vg

Veja que na Planilha eu estou tentando inserir uma fórmula que acima de cada mês de JAN a DEZ apareça os números de 1 a 12 de acordo com o mês que aparecer pois os meses podem mudar, então pensei em uma fórmula com 12 combinações, uma para cada mês na D32 até a O32:

=SE(D33="JAN";"1";SE(D33="FEV";"2";SE(D33="MAR";"3";SE(D33="ABR";"4";SE(D33="MAI";"5";SE(D33="JUN";"6";SE(D33="JUL";"7";SE(D33="AGO";"8";SE(D33="SET";"9";SE(D33="OUT";"10";SE(D33="NOV";"11";SE(D33="DEZ";"12"))))))))))))

Veja que quando alteramos a célula B26 dentre as opções que existem de JAN a DEZ, na linha 33 a sequencia de meses se alteram, por isso estou tentando esta fórmula.

A minha necessidade de incluir estes números é de em cada Renda Mensal inserir uma outra fórmula condicional " =SOMASES() " que vai puxar de outra relação de entradas e saídas de caixa/bancos que terá uma coluna classificando automático o mês de referência de acordo com a data do lançamento.

Espero ter esclarecido um pouco mais e aguardo a sua análise para tentar validar esta necessidade.

Grato.
0
Mazzaropi Posts 1985 Data de inscrição segunda 16 de agosto de 2010 Status Contribuinte Última visita 24 de maio de 2023 591
25 out 2017 às 14:48
FlavioBomfim, Boa tarde.

A questão agora ficou muito simples de resolver.

Não sei se você cometeu um erro de digitação ou se foi intencional a fórmula do intervalo nomeado e você se esqueceu do que colocou lá.

Veja bem que a fórmula do seu intervalo =PrimeiroMês é:

=MAÍUSCULAS(TEXTO(DataInício;"mmm "))

Observe que depois do 3º m tem um espaço em branco.

Portanto o conteúdo da célula D33 não é somente "JAN".
Ele é "JAN ".
Serão sempre as 3 primeiras letras do mês + 1 espaço em branco.

Para usar uma fórmula mais eficiente tente utilizar essa abaixo:
=CORRESP(D33;{"jan ";"fev ";"mar ";"abr ";"mai ";"jun ";"jul ";"ago ";"set ";"out ";"nov ";"dez "};0)

Basta colocar essa fórmula na D32 e arrastá-la até a O32.

Lembre-se que no Excel existe sempre várias maneiras de se obter o mesmo resultado.

Era isso o que você queria?

Eu espero ter ajudado.
--
Belo Horizonte, Brasil.
Marcílio Lobão
0

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter!
Junte-se à comunidade